Eventos: Crimes Virtuais

-Eu não participei desse evento, mas aqui fica uma idéia do que rolou por lá em 2007!

"Fraudes, espionagem industrial, pedofilia, roubo de identidade e discriminação são alguns dos 600 tipos de infrações virtuais definidas pela Legislação brasileira. A palestra “Crimes Virtuais”, que acontece no auditório da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), na segunda-feira, dia 17 de setembro, terá como convidados o delegado assistente, José Mariano de Araújo Filho, da 4º D.I.G. – Delegacia de Crimes Praticados por Meios Eletrônicos – DEIC (Departamento Estadual de Investigação sobre o Crime Organizado) e Fernando Vieira colaborador da Revista PC & Cia – publicação especializada no setor de informática.

Segundo a empresa britânica de segurança Sophos, os hackers brasileiros foram responsáveis por 14,2% de todos os vírus produzidos no mundo, no ano de 2006. Com exemplos como esse, o delegado Araújo Filho pretende ilustrar o crescente número de crimes na Internet durante o evento.

“Dentro de uma estimativa de mil inquéritos que temos em andamento, 60% são de crimes contra a honra; 15% são casos de furto mediante fraude (que são casos de roubos em contas bancárias); 8% são de estelionato (como financiamentos e operações de compra e venda frios), e 3% correspondem a casos de pedofilia e pornografia infantil”, explica o delegado.

Para enriquecer a discussão, o colaborador da PC & Cia, que desenvolve aplicação de testes e organiza redes corporativas internas, Fernando Vieira, dará instruções preventivas aos usuários da Web. “Os avanços tecnológicos têm propiciado, cada vez mais, o aumento de crimes na Internet. É importante que os usuários tenham consciência que a prevenção é o melhor remédio, pois eles podem ser as próximas vítimas”, diz.

O evento conta com a participação dos alunos dos Cursos de Direito e Ciência da Computação. Essa é uma iniciativa da Agência Universitária de Notícias (AUN) do Curso de Comunicação Social, que também fará a cobertura jornalística do debate. Serão fornecidos press-kits para a imprensa."

SERVIÇO:
Palestra: Crimes Virtuais
Palestrantes: Delegado assistente da 4º D.I.G. – Delegacia de Crimes Praticados por Meios Eletrônicos – DEIC (Departamento Estadual de Investigação sobre o Crime Organizado), José Mariano de Araújo Filho
Colaborador da Revista PC & Cia, Fernando de Souza Vieira
Data: Segunda-feira, 17 de setembro de 2007
Horário: 19h30
Local: Auditório da Universidade Cidade de S. Paulo – Rua Cesário Galeno, 488
Informações: Agência Universitária de Notícias (AUN)

http://bloginternacional.wordpress.com/2007/09/14/549/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o assunto: