Computadores e Saúde

Limpeza periódica do PC pode fazer bem à saúde do usuário

Faxina nas partes externas do computador evita que a máquina se torne um foco de doenças

Já imaginou digitar um documento num teclado tão sujo como um corrimão de rodoviária? Além da conhecida lesão por esforço repetitivo (LER), fruto das muitas horas passadas à frente do computador, os teclados podem trazer complicações impensáveis para a saúde. Relaxar na limpeza do acessório é capaz de torná-lo um reservatório de micro-organismos e, consequentemente, um foco de infecções.

O estudo Patógenos Hospitalares Resistentes em Teclado de Computadores, desenvolvido na Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, analisou 50 computadores de uma rede de hospitais particulares do município. O resultado foi alarmante: mais de 80% dos equipamentos pesquisados estavam contaminados por bactérias e fungos.

– A ideia foi mostrar cientificamente a relação entre a higienização e a prevenção de contágios – afirma o professor João Carlos Tórtora, orientador do trabalho.

Agende uma Manutenção Preventiva nos seus equipamentos hoje mesmo pelo fone (51) 98473.6448
Por serem as partes do computador que ficam em contato direto com o usuário, teclados e mouses representam a maior ameaça. Infectologista e professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Disney Fabíola Antezana alerta que quem usa um teclado infectado pode contrair doenças. As mais comuns são gripes, diarreias e infecções de garganta e pele. Por isso, alerta a professora da UCB, antes de usar o computador, cuidados simples, como lavar as mãos se você estava em um lugar sujo, são essenciais.

Comer próximo ao micro é outro hábito condenável. Nesse caso, a sujeira não é prejudicial apenas à saúde do usuário, mas também atrapalha o funcionamento da máquina. Conforme o técnico em informática Ilmaque Noleto, o hábito de comer perto do computador contribui para que restos de alimentos caiam e se depositem sob o teclado pois com o tempo, o excesso de resíduos acaba travando o equipamento.

O excesso de sujeira no interior do gabinete também prejudica o funcionamento da máquina. O caso mais comum ocorre quando o usuário não consegue ligar o PC e, ao levá-lo a uma assistência técnica, descobre que tudo é decorrente da falta de limpeza pois com o acúmulo de poeira, os contatos elétricos travam e o computador para de funcionar.

Faxina geral
Teclados

Veja como fazer a higienização das principais partes do computador:

• O uso de pincéis e detergentes multiuso é recomendado. Desligue o computador da tomada e não exagere no uso de produtos líquidos. O uso do álcool isopropílico é o mais aconselhável porque contém menos água do que o convencional e traz menor risco de estragar o equipamento.

• Outra alternativa de proteção são capas de plástico transparentes, que ajudam a manter o teclado limpo e são fáceis de lavar.

Monitor

• Passe um papel úmido na tela. Essa técnica não arranha nem mancha o visor, mas cuide para não fazer movimentos com muita força. A parte de plástico do monitor pode ser lavada com detergentes multiuso ou com álcool isopropílico.

Mouse

• Pelo menos duas vezes por semana, é recomendável usar álcool isopropílico para desinfetar o periférico. No caso de mouses com esfera (foto acima), é importante limpá-los por dentro também.

Demais partes externas

• Devem ser limpas pelo menos duas vezes por semana com líquidos de limpeza especiais (encontrados nas lojas de informática) ou detergentes multiuso.

Peças internas

• É a limpeza que exige mais cuidado. Um aspirador de pó pode ser usado para sugar a poeira acumulada dentro do micro. Pincéis e panos secos também são úteis. Nos casos de corrosão, é necessário procurar um especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o assunto: