Higienização de Hardware

Este vídeo é do ano de 2013, onde eu estava realizando um dos procedimentos mais importantes da Manutenção Preventiva: -A Higienização de Harware que é indicada pela comunidade técnica a ser realizada ao menos 1 vez por ano!
Agende uma Manutenção Preventiva nos seus equipamentos hoje mesmo pelo fone (51) 98473.6448



Leia o artigo: Quando e por que limpar um PC internamente?

Esta pergunta com certeza está na cabeça de muitos usuários de computador e até mesmo de alguns técnicos em hardware. É comum alunos me perguntarem quando é necessário fazer uma limpeza no PC, tirar o pó, repor a pasta térmica no processador, enfim, fazer aquela geral no computador.

Pois bem, a resposta é simples: é necessário fazer uma limpeza no PC antes que ele fique coberto de poeira.

O fato é que, seja por desleixo ou até mesmo por falta de conhecimento, algumas pessoas deixam seus computadores abandonados em suas casas por muitos anos. Com o passar do tempo a sujeira vai se acumulando e é muito comum algumas peças apresentarem problemas justamente por causa da poeira acumulada.

O PC da figura acima é de um cliente que chegou até minha empresa pois seu computador "não ligava" mais. Depois de algumas pinceladas e assoprões, veja uma parte do que foi tirado de dentro do gabinete:

Depois de limpo o computador voltou a funcionar, meu cliente ficou feliz e eu recebi pelo serviço.

Com este exemplo prático que aconteceu comigo, podemos tirar algumas conclusões, para que todos que trabalham com manutenção de PCs possam ganhar um dinheiro a mais e para que os usuário tenham um computador sempre em perfeito funcionamento:

Quando é necessário fazer uma limpeza no PC?
Normalmente em um prazo de 12 meses é recomendável fazer uma faxina no computador, isso para PCs domésticos que estão em um ambiente que não tem muita poeira. Para computadores que estão em um ambiente industrial (fábricas e escritórios) este prazo reduz para 6 ou 8 meses, em algum casos especiais até menos.

Como fazer esta limpeza?
Deve-se usar pincel de cerdas macias e ar comprimido para remover a poeira do gabinete. Depois de tudo limpo pode ser usado um spray de Limpa Contato para remover possíveis oxidações das placas e demais componentes.

Cuidado, se você não têm conhecimentos técnicos sobre hardware não faça este procedimento em casa, leve seu computador para um técnico capacitado para este trabalho. Apesar de parecer um procedimento simples, se feito por uma pessoa sem capacitação pode causar danos ao equipamento.

Quanto cobrar por este serviço?
Eu geralmente costumo cobrar R$ 150,00 pela limpeza (valor atualizado em 10/04/2018 - Anderson Técnico), mas o valor do serviço pode variar de uma região para outra, portanto faça uma pesquisa de mercado e veja quanto você pode ganhar com este serviço em sua cidade.

Além da limpeza interna, é importante fazer uma "faxina lógica", ou seja, limpar arquivos temporários, remover erros no registro, desfragmentar os discos e o registro para que o computador fique mais rápido na execução de sua tarefas.

Bom por hoje era isso, espero que este post estimule todos que trabalham com manutenção de PCs a prestarem mais este serviços e aumentarem seu faturamento. Para os usuários fica a dica, não abandone seu computador por muito tempo.

E você, já fez uma faxina no seu PC este ano? Quando foi a última vez que você se preocupou e cuidar do computador ao invés de somente usá-lo todos os dias? Participe, deixe seu comentário.

Créditos: http://hardware.rbtech.info/quando-e-porque-limpar-um-pc-internamente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o assunto: